Sem saber que era impossível, foi lá e fez.

21/01/2016

IA ORANA!!!!!! Polinésia
Sonho realizado, maururu!


Conhecer um pouco da Polinésia era um sonho trabalhado aos poucos, desde 2000 quando um amigo foi até lá e já contava do tranco da viagem: 36 horas! Mas isso tornava a ideia ainda mais atrativa, aliás se fosse fácil demais não seria minha Polinésia tão sonhada de poucas pessoas, sol quente, mar azul, cabanas romanticas, etc. Exercício das férias: contemplação e bem estar. Hedonista eu? Nadinha rsrsr
Bom como tudo que é bom, as lembranças são gostosas, pessoais no sentido que o gosto de paraíso é mais presente na minha boca do que quando passado para as palavras.
Bora pra Bora Bora??  Ver fotos fala mais que escrever.
Minha viagem assim foi. São Paulo - Santiago de Chile.  Chile à Ilha de Pascoa, bastante impressionante com seus moais e principalmente pelo diminuto aeroporto que quando desembarca um vôo , fecha e deixa a gente do lado de fora por 8 horas. Nem precisa dizer que eu aproveitei pra ver os Moais, almoço e depois tomar cerveja para passar a hora. OU eu surtava com o calor!!  Da Ilha de Pascoa enfim Tahiti. O primeiro vôo operado pela Tam e os dois ultimos pela LAn. Excelente o vôo da LAN.
Nossos hoteis foram todos da rede Intercontinental para poder baratear, já que paga duas noites e ganha uma terceira no combo. Para min foi o que facilitou esticar 15 dias. E o Intercontinental na Polinésia é excelente !!!!!!!!!! Sempre localização privilegiada em todas as ilhas. Ai saudade! Quartos confortáveis, menu de travesseiros, ar condicionado perfeito, lençois divinos e banheiros também gostosos. Mas o melhor sempre a sua localização perto do mar e piscinas. Varandas sempre ótimas com vista divina.
A nossa agencia foi divina, a e+E- tahiti travel. Correta em suas promessas, e boa distribuição dos jantares festivos, sempre de alto nível fossem buffet ou a la carte. Cervejas sempre quentes e champagne idem. Ah Hinano a la pression, et chaud kkkk!!!
Enfim, um paraíso. Não sou muito acumulativa e pouco comprei. Não trouxe nenhuma pérola. Não são tão maravilhosas as acessíveis. E as maravilhosas para os muito abastados pois geralmente são maiores que 12 mm, para se ter os reflexos azuis, esverdeados e rosados. Nada nada, trouxe besteirinhas pra min tipo um adesivo pro carro, uma garrafa termica pra malhar com tatuagens tribais, uma lata de chá com pintura de Gaugin, enfim, estou feliz. O melhor presente eu me dei: 15 dias na Polinésia francesa. Pacífico tão desejado.
O spa Talhasso que já havia visto na tv e blogs de beleza e relaxamento é incrível . Além da vista e localização privilegiada dentro do hotel, tem seus bangalos com chão de vidro para podermos ver os peixes enquanto temos a sessão da massagem. Além disso, existe um grande salão de repouso e Teaserie, com chás diversos e sucos. O parque de águas conta com um percurso flebológico com intensos jatos na direção das pernas e outro para massagem do dorso com intenso jatos onde para exercitar se faz uma marcha ré contra o jato. Delícia. Todas as piscinas são salgadas com águas da profundezes um pouco mais gelada.  Todo o spa é cercado por um espelho dágua . Existe uma camara de vapor, onde eu fiz uma gommage com oleo de Monoi (coco e pétalas de Tiare - flor típica do Tahiti, uma espécie de Gardenia) e uma hidrataçao profunda com côco também, onde fiquei coberta dos pés a cabeça por um creme grosso, cheiroso e o vapor ligado no escurinho. O teto de cimento com diversos led de baixa intensidade relaxantes. Massagem em si divina, mãos treinadas, extremamente relaxante. O resultado foi incrível uma pele lisa e extremamente brilhante da hidratação. E olha que em seguida mergulhei por horas nas piscinas salgadas sem perder a intensidade da hidratação. Parecia que tinha sido envernizada rsrs O visual do spa também muito escolhido. Após sair do vapor, fui para uma piscina com água super gelada propositalmente e depois somos levados a reservados onde ficamos em uma banheira de hidromassagem privada com vista para o Monte Otumanu. Precisa de mais alguma coisa para relaxar??
Moorea é uma ilha de grande biodiversidade. Lembra um pouco Angra dos Reis pois de tanto verde, á agua reflete mais verde do que propriamente o azul. Mas sem dúvida, o azul não nos abandona, está presente nas áreas longe das encostas . É uma ilha vulcânica. Depois de milhoes de anos, com a chuva se formaram duas bahias. A de COOK..ah como li sobre as navegações de Cook e aí mesmo tinha mais vontade ainda de conhecer. E a outra de Opunahu. Todas as duas lindas, divididas pelo monte Opunahu que permite uma vista escandalosa de seu topo. Foi bom ter feito a expedição até lá em cima e conhecer no caminho as bahias e plantações de abacaxi.
O tahitiano é um povo queimado de sol, mais que nossos indios, uma cor mais morena, sorridentes, cabelos longos e os homens principalmente repletos de tatuagens que podem ser vistas pelo uso do sarongue. A tatuagem tem seu significado ancestral e também hierárquico. As mulheres já quasem não a usam. Mas é frequente o uso da Tiaré mesmo única no cabelo quando não a coroa de flores tramadas. Lindas!
 O perfume de tiaré é comun seja natural das flores nos jardins ou dos óleos hidratantes onde são macerados junto ao côco. A baunilha não conheci de perto a sua plantação, já que não fomos a Tahaa, a ilha onde encontramos espécies genuinas. Conheci em alguns pratos e empacotada para venda nas lojas de souvenirs.
Em Moorea , tinha uma expectativa menor, e foi surpreendente. Foi a ilha onde ficamos 6 dias e curti muito sua praia cristalina, sua água morna, seu bangalo gostoso, sua academia em um dos bangalos perto do meu que me permitiu correr todos os dias e fazer umas 3 sessoes de ginastica também. Climatizado, com ótimas toalhas, água e frutas a disposição, além claro de vista para o mar.
A tv sempre ligada na TV francesa é claro, mas quem queria saber de tv ??? De noite via o jornal e ajudava a achar o sono.
 Dormi muito bem na maior parte dos dias. Muito confortavelmente e na paz. A paz é uma coisa a ser preservada. Não dá pra deixar ninguém tirar. Por isso mesmo conviver com pessoas que se tem afinidade, sob este ponto de vista, de preservar o bem estar, despoluir a mente, trabalhar com prazer, buscar a felicidade nas pequnas coisas é essencial. Pois em um momento pode aparecer um período difícil e temos que ter reservas energéticas e psicoafetivas. O equilibrio vem do cultivo. E não das proibições, das punições, e pude presenciar infelizmente de perto com uma amiga, que me parecia fazendo uma busca da tranquilidade pelo lado Auschevitziano da caminhada. Um lado meio castigador e repressor,  um Opus dei da busca do equilibrio.Não estou dentro do outro pra dizer, mas me soava pelos comentários. Cada um com seu cada um, mas não pude deixar de observar. Gosto muito da minha amiga, mas tomamos no decorrer dos ultimos 30 anos caminhos diferentes. A vida é diferente. E o que me importa de fato é estarmos bem. Se assim for, retiro minhas palavras.
Ver o cultivo das pérolas não me impressiona tanto como a venda em escala industrial das mesmas. É um exército vivendo do cultivo, venda e até contrabando. Não me apetece muito. Claro que o mesmo deve ocorrer com os diamantes. Mas já o diamante, me apetece rsrsr. Agora coincidentemente vou passar o carnával na Venezuela, face caribenha, e tem muito cultivo de pérola também. Veremos suas cores.

Seguem fotos e ocasionalmente quando der tempo postarei um pouco das lembranças. Que viagem maravilhosa, que ideia boa foi me propiciar tudo isso, sou agradecida por poder ter realizado este sonho com saúde e qualidade. ùnico arrependimento...não ter esticado um pouco até Fiji!!!!! Pois ainda tenho vontade de ir a FIJI e Maldives.
Acima uma enseada em Bora bora, no Talhasso onde se vê a capela com chão de vidro para casamentos. Assim até eu caso rsr

Abaixo Nossa chegada em um dia chuvoso no Intercontinental Tahiti,  o dia não estraga a beleza.

                                           
                                       Aqui a linda e surpreendente Moorea, com suas àguas calmas....



                       Ainda Moorea




Nosso bangalô em Moorea



e foi assim. Tem muito azul , paz e beleza para postar ainda. Questão de tempo...Aliás, algumas viagens de mar azul precisam ser postadas na lateral. Seria injustiça com Atalaia, Joaquina, Camboriu, e outras que não postei na barra direita.