Sem saber que era impossível, foi lá e fez.

19/08/2016

Venezuela. O Caribe continental e suas praias . Os hermanos lutando com dignidade....

Eu no passado tive mais vontade de conhecer Isla Margarita do que própriamente atualmente que já conheci praias tanto dentro quanto fora do Brasil, mais bonitas. Mas de qualquer forma, foi bom, Viajar e conhecer a paisagem humana da América nos faz pensar em nosso próprio país e seus rumos no momento tão recalcitrantes.
Ir para lá a seguir de Bora Bora, me provou que gosto mesmo de viajar e encontro graça em tudo. O azul está longe de um azul caribenho de país insulares como a República Dominicana, mas a praia mais despojada, muito vento, tudo isso torna o programa legal. Ponto péssimo, cerveja ruim, quente, mas muito barata. Díficil, como tb no Tahiti é tomar todas rsrsr
O pitoresco já começa com a compra da passagem. A Gol parou de voar para lá já que o goverrno Venezuelano socialista não quer que a empresa repatrie o dinheiro exceto se for com o Cambio oficial.  Assim a minha passagem foi comprada de Manaus para lá num vôo charter da Avior, por 1500 ida e volta. O avião sai daqui, faz uma conexão em Barcelona, que fica 1 hora antes de Porlamar, cidade onde estamos a 45 min do centro de Isla Margarita.  Bom, o avião não apresentou qualquer problema, e o vôo é bem simples, com um sanduiche de lanche e um copinho de suco engarrafado. A Elci foi do Rio, direto pela Tam, um pouco mais caro, tipo 2000 reais tudo. E o vôo era Rio, Sp, Caracas e no dia seguinte Porlamar. Chegamos quase juntas. Ela um pouco antes.
O aeroporto de Barcelona e Porlamar lotados, de brasileiros, indo  o seu Cabro Frio típico, a Isla Margarita.  Imigração lenta, mas sem problemas. Aeroporto quente. O aeroporto de Barcelona estava em condições ruins, paredes descascadas, banheiros sem papel, bares sem refrigerante ou café. Desabastecimento de fato. Os vidros que permitiriam ver o patio da aeronave, sujos e com um adesivo gigante com a carinha de Huguito e atras um cacto rsr Muito engraçado!!!! Sem ar condcionado, ventiladores barulhentos, cadeiras insuficientes, tudo deixava o vôo meio cansativo.
Ao chegar em Porlamar, um aeroporto pequeno, mas com jeito de local praiano, algo me lembrava Punta Cana, ou mesmo Tahiti, o aeroporto das ilhas menores, todos com ventiladores gigantes de palha e fotos das praias. Muito turista no Tahiti de alto nível. Já por lá, nem tantos se animam. Falta taxi regular, e a maior parte não é oficial. Dã uma certa insegurança inciialmente, mas depois se acostuma.  Ponto muito positivo, moeda desvalorizada e gasolina barata, fazem vc não economizar em passear de carro a vontade.
Porlamar tem uma estrutura moderna de condomínios prõxima ao aeroporto. Não muitos, mas assemelhando se a por ex, uma cidade tipo Macaé atual. E sofrendo como a mesma tb, pois Macaé sofre com a crise do Petrõleo e Porlamar com a política. Em meio a predios bonitos, cheio de decadência sente se fácil.
O hotel escolhido era bem em frente a praia, El agua, Novotel. Existe uma sede no shopping do centro de Margarita, aliás com um lobby bem bonito e a sede de praia onde ficamos. com bom quarto, verdadeiro apartamento de no mínimo 80 metros quadrados, com sala , 2 banheiros, e imenso quarto com ar condicionado perfeito e roupas limpas. Tv a cabo e internet ativas. Em 8 dias, tivemos dois dias de racionamento de energia, mas o ar não foi cortado. O café da manhã enxuto, timido pelo desabastecimento, não me deixou passar fome. Bebemos, comemos, passeamos, tomamos drinks na piscina por 100 dolares por pessoa, ainda sobrou troco para min. A desvalorização da moeda é absurda e 200 dolares quando trocamos por bolivares, deu uma mochila cheia de notas, e rimos muito, pareciamos traficantes ou sei lá o que, com aquela mochila cheia de dinheiro. Vou postar a foto.
Pérolas muito miudas, e irregulares , chamadas barrocas, são vendidas na praia, a 1 real o par de brincos, mas com um azul inegavelmente mais bonito que as Tahitianas. Vamos lá, falando sério, eu não achei que valia a pena gastar com pérolas no Tahiti. Um par de birncos 9 mm cinza com nuance verde ou rosa, custavam 1900 reais com a certificação. De fato são bonitas, mas a nuance rosa, precisa ser muito imaginada, é uma nuance apenas.  Jã na Venezuela, a cor é inconfundível. No shopping temos lojas que vendem mais caro, pérolas maiores, mas as cores muito bonitas, mas a joia em sí feia, desvalorizava a pérola. Certificação nem pensar, era aquela tipo la garantia so yo!!! De qualquer forma valeu em seguida, testas meus conhecimentos de conhecimento de pérolas , após visitar a Polinésia.
Percebe se no povo, uma certa reserva , principalmente quanto as condições de desabastercimento. Parece até uma vergonha, do qual eles não devem ter, pois afinal, eu como sulamericana entendo perfeitamente que não ~e facil ter nossos políticos, suas merdas, e ter que aguentar. E tantos países com rumos tortos lutando por uma vida dignidade , nem sempre democrãtica. Para min tã limpo, eu sei onde o sapato aperta.
Fizemos passeios a uma ilha chamada Coches, e Elci ainda foi a outra. O vento é excelente para esportes, mas tem pouco. Nessa ilha tinha mais, o mar aberto, vento forte, e alguns restaurantes simples deixaram a tarde agradãvel. Sol quente, sempre quente. Aliás dias bonitos sim!!!!
E eu apenas nao fui ao segundo passeio com a Elci, pois tenho meus momentos de descansar, curto uma paz a beira mar, e preferi em um dos dias ficar entre a piscina do hotel, e a praia, curtindo um sol e uma cervejinha. Bora ver as fotos!!!!



Praia em frente ao Hotel, El agua

Hotel, Novotel





Passeio a Ilha de Coches

 Onibus do Passeio a ilha, na verdade o passeio é de Catamarã, mas vamos ate o barco com onibus vermelho e do cais de Coches a praia no amarelo.











 Deu pra entender o porque de tantos desenhos com cactos na América do sul e central...


 Seco mesmo, sem chuva hã muito tempo











 Praia Parguito









 valeu. Viajar é meu Nirvana. Como se diz, Namascrazy, o maluco que habita em min, sauda o maluco que habita em vc.!!!!