Sem saber que era impossível, foi lá e fez.

13/02/2017

Episódio Restaurantes e pousadas do CB, simples mas puro luxo!



Experiências sensoriais, e muito mais. Ai meu São Jorge guerreiro, me segura pra não abandonar tudo e tentar uma vida na paz de um destes recantos!!! São Judas Tadeu das causas impossíveis, bora arrumar uma solução meio termo. Sinto vibrações , um chamado  do sul da Bahia rsrs



Estes episódios de pessoas que se mandaram pro sul da Bahia, ou para Montes Claros e outros recanto divinos, mexem com meu mais profundo eu. Pousadas e restaurantes são meios de vidas nada fáceis se tocadas com profissionalismo, bom gosto e inovação. Eu não saberia levar de forma amadora como meio de vida. Ao mesmo tempo, ainda acho mais fácil que a minha vida. O risco, a complexidade são menores. Sempre pensei, não nasci para apenas o que eu faço. Sou versátil, mas sou muito segura em termos de grana, arrisco pouco quando não domino o terreno. O que me faz empreender é eu entender do que eu empreendo. Risco elevado acho que é quando a gente não entende da coisa. Mas e aí, é tão difícil entender assim???

De qualquer forma, nem que seja por razões recreativas, curto até estes programas que unem bom gosto, arte, gastronomia, lençóis brancos, cortinas ao vento, redes azuis, panelas de ferro e muito verde ou azul. Gente criativa com olhar acima do status vigente e acomodado.  Sustentabilidade ou ao menos pretendida, aproximada. Com direito ao menos a uma remada ao final do dia, ou uma nadada com um bom suco te esperando ao final. Deitar e poder dormir na maior parte das vezes apenas com a janela aberta., jogada de camiseta e calcinha em uma cama limpa, embalada pela brisa mansa destas praias

Cheiros de comida inebriando ambientes em tons claros, pasteis, paredes de chapiscos, móveis de palletes, palha, tecidos rústicos como linho e chita, alternando o neutro com o colorido, flores muitas flores. Alias falando em chita, aprendi como fazer um acabamento lindo na chita, fervendo o tecido em chá preto, e assim dando uma desmaiada nas cores, deixando com ar super campestre, usadinha. Cozinhas que são a alma da construção, reúnem famílias, ou reúnem poucos , ou não reúnem ninguém mas permitem o ato de cozinhar e comer com prazer mesmo que só. Degustar bons pratos , bebidas  muitas vezes dispensam acompanhantes. Prescindem de muitos complementos. E quando percebemos, passaram algumas horas totalmente num nirvana gastronômico.

 Um  azeite regando uma salada colorida e um bom peixe, mangas carameladas, camarão que casam perfeitamente com leites de côco, as vezes soam melhor que muitas orações.  Talvez o coco e o camarão sejam a combinação mais extasiante pra min e novamente me repito, lembram a minha adolescência, pois meu pai também adorava e íamos com frequência ( na época em que ele estava separado de minha mãe, em três , junto obvio com meu irmão ), a um restaurante bahiano em Ipanema de poucos lugares, num sobrado (época que ainda havia sobrados na Visconde de Pirajá), no segundo andar, e nos deliciávamos com arroz branco apenas. Chamava se Mãe menininha . Oh coisa boa meu Deus!!!

Por falar nisso hoje pensei em alguns pratos a ser decidido ainda. Vi um purê de abóbora para acompanhar camarões com molho de queijo de rapa incrível no cardápio de um dos meus restaurantes preferidos de SP, o Ruella de Pinheiros, que tem seu irmão modernoso já há muitos anos no Rio, o Bar d hotel no Marina. Para quem não sabe o queijo de rapa, tem uma leve mistura de melado. Outro prato leva camarões provençal que também combina com abóboras, pensei em fazer uma mistura aleatória de minha parte. Por ex, juntar as mini morangas recheadas com o camarão no leite de coco e náo com catupiri. Vou pensar seriamente nesta hipótese, além do que as mini morangas sáo lindas lindas.  O queijo de rapa poderia ser servido a parte com manga . Só faria o camarão provençal se de fato não achar as minimorangas. Acho que combina bem com a champagne rose.  Ai deste programa dos restaurantes do Casa brasileira, todos são lindos, mas apaixonei total pelo Jacare do sul da bahia, e a decoração um escândalo, um escândalo E a casa do proprietário e a cabana, uma coisa de loucoooooooooooooooooo!!!!!  Td isso me lembrou um local que amo em Santa Tereza , o café espirito Santa, onde petisco dadinhos de tapioca com geleia e pimenta, além da cerveja gelada O vida boa de Santa, adoro Santa. Vou la já já, ao chegar. Alias hoje defini, farei um churrasco segunda ou terça de carnaval para rever meus amigos da Rural, la no prédio da Lapa.  Predinho redondo, até churrasqueira tem pra gente fazer churras na cobertura. Hoje amanheci com esta ideia e falei cedo com Newtinho. Alias  reservar os dois espaços urgente,  o daqui pra sábado e o de la do Rio logo!!!!!!


Bom é isso, este Casa brasileira anda mexendo com minha energia mais própria, a da vibe do bem estar. Fala sério, podemos escolher ao menos uma parte da vida, o resto é fatalidade.  Alias fatalidades estão ai mesmo, por isso temos que viver o resto com muita delicadeza, empenhando nosso melhor.

Fuiiiiiiiiiiiiii para os braços do senhor Morfeu, o único que anda me pegando aqui em Manaus. E pega muito bem, domir bem não é uma dádiva para min que já penou muito neste quesito. Como tudo foi algo conseguido com disciplina, dedicação, mudança de habitos e com o ingrediente principal, a chegada da Paz.


 Saca a entradinha do Jacaré em Trancoso, vc náo dá nada pro ele né. Mas o impacto quando entra é extremamente positivo, coisas de Brasil. 

 Sem comentários sobre a moranga né. Delícia oh God
 Oh Trancoso do sossego e comida boa....
 As singelas almofadas de chita, pedindo pra aguém encostar...

 Foto do Ruella Pinheiros...nesta varanda ainda por cima tem deliciosos aquecedores que amo...